7 de março de 2015

Graça



Esta Graça é minha. Nunca hei-de compreender a amplitude de todos os azulejos e buracos da calçada quando me atrevo na Rua das Beatas. Todos os dias os planos mudam nas equações celestes pelas quais se rege Lisboa. Ainda ontem aquele prédio não era tão amarelo. Se a minha rua fosse um tabuleiro os peões jogavam a preto e branco mas também em azul e verde. A cartografia das vidas exige uma determinada sépia quase involuntária, a que não temos acesso fácil. Insinua-se no canto dos olhos em socalcos onde sabes que correram lágrimas. Nos cumprimentos apertados em demora. Nos colarinhos engomados a preceito. Naquele olhar de soslaio da vizinha do rés-do-chão. Ou no cândido “Bom dia, como tem passado?” do bêbado que, de manhã, sai de casa fresco e volta em angulação triangular do corpo com o vão de escada. As camadas de castanho dissolvem-se a cada renovado acordar porque a luz de Lisboa obriga até os velhos a articular em todos os tons. Esta cidade agita-nos muito cedo. Começa com um ranger de madeira velha. Mas rapidamente trepida nos paralelos, exala no cheiro a pão fresco. Invade. Entra pela tua casa a dentro com o sol para se acomodar em ti e te moldar os sentidos. Lisboa é feito de luz e sombra. Mas mais luz. Buzina. Falta alto. Ora carrega nos érres ora diz ou-câi. Restolha. Floresce nas amendoeiras. Pinga das fontes.
Estou sentada num banco castanho. A sépia é isto. É secular. Já cá estava antes. Fundou a esteia do que é hoje. Alguém que nasceu noutra parte do mundo sentou-se ao meu lado. É uma rapariga bonita que me sorriu. Agora que respiramos o mesmo ar, podemos estar dentro do mesmo retrato. Lisboa é nossa. É errado pensar que poderia ser apenas minha só porque demoro mais a minha vida nela. Gastamos todos as solas no seu corpo e ela deixa-se pisar. Pensamos nós. Apenas somos atraídos pela gravidade autónoma que recusamos reconhecer-lhe. Lisboa só tinha que ser uma mulher.
À medida que o sol queima os últimos cartuchos e dobram os sinos no miradouro, acorremos todos aonde ainda se espalha a cor. Marchando em direcção à vida, com pressa de nos extinguirmos em luz, antes que a noite nos absorva e todos voltemos à cegueira sentenciada pelos bairros. À noite manda a Severa, uma Lisboa rendilhada que te oferece copos de vinho tinto.
Sigo mais a sul, onde as ruas deixam de ter Graça. Volto mais tarde, emparedada em ti para que me beijes o corpo com o veludo de uma noite breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário

8s e 80s